A importância do B.I para o sucesso da empresa

Home 9 Business Intelligence 9 A importância do B.I para o sucesso da empresa

 

Existem algumas metodologias e ferramentas de gestão que podem tornar tudo mais fácil. É isso que o B.I proporciona as  empresas.

A rotina de um empresário é cansativa. Várias reuniões, relatórios, dados e mais dados a serem analisados e surge a dúvida, “qual é a melhor decisão a ser tomada para o meu negócio?” Mas, as coisas não precisam ser tão complicadas assim. Existem algumas metodologias e ferramentas de gestão que podem tornar tudo mais fácil. É isso que o B.I proporciona aos empresários e suas empresas, pois ele coleta, trata e analisa de maneira estratégica, todo e qualquer tipo de informação importante. Assim, oferece um panorama mais abrangente sobre os cenários do negócio, o que auxilia os gestores e executivos no processo de tomada de decisões, pois proporciona escolhas mais inteligentes.

É por isso que nós, da Falavinha Next viemos falar sobre o B.I com você!

Quais os benefícios de aplicar o B.I na empresa?

Auxilia na tomada de decisões:

Como mencionado anteriormente, esse é um dos principais pontos positivos da metodologia, pois o B.I coleta, analisa, compartilha e monitora os dados. Assim, proporciona insights sobre qualquer assunto do negócio, que podem ser aplicados no dia a dia. Dessa forma, com um panorama geral da empresa, o processo de tomada de decisões se torna algo mais tranquilo de ser realizado.

Auxilia na elaboração de estratégias:

Quando é possível ter um panorama mais amplo do negócio, conhecendo quais são as suas principais fraquezas, pontos fortes, seus concorrentes e o mercado, fica mais fácil elaborar as estratégias, pois todas as informações necessárias estão disponíveis na palma da mão.

Reduz os custos:

Com todos os dados disponíveis, o risco de errar em alguma operação é menor. Portanto, evitando que erros sejam cometidos e que operações precisam ser refeitas, consequentemente a redução de custos ocorrerá na empresa.

Em quais áreas o B.I pode ser aplicado?

Vendas

Nesta área, pode ser utilizado para obter relatórios que apontam quais produtos a empresa tem vendido mais, entender como funciona o método de compra dos seus clientes, quais suas preferências. Isso proporciona ao gestor uma visão mais ampla, possibilitando que ele mude de estratégia caso não esteja obtendo resultados ou então, continue no mesmo caminho caso a estratégia esteja correspondendo às expectativas.

Financeiro

Aqui sua aplicabilidade é enorme. Com o B.I, o setor financeiro tem com maior facilidade o fluxo de caixa, sua margem de lucro, faturamento, além de ter estimativa de vendas. Além disso, é possível comparar resultados de períodos diferentes e entender a evolução da empresa, tudo isso, tendo a substituição de planilhas manuais por gráficos modernos e interativos.

Produção

Neste setor, além de indicadores de qualidade, ele realiza também o controle de estoque, que pode ser feito em um só local, sem necessitar de planilhas e mais planilhas. Dessa forma, com esse controle mais eficiente, a redução de custos operacionais é inevitável, pois com um produto sendo produzido com qualidade, e o estoque sendo bem administrado, evita desperdícios e gastos desnecessários.

Enfim, podemos perceber que essa ferramenta veio para ficar e facilitar as atividades empresariais. Nós da Falavinha Next gostaríamos de saber, você aplicaria o B.I na sua empresa?

Confira nossas Redes Sociais:
Instagram
Facebook
Youtube
Linkedin
Twitter

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 1 =