Conheça todos os tipos de certificados digitais que existem na atualidade e os seus principais objetivos

Home 9 Certificado Digital 9 Conheça todos os tipos de certificados digitais que existem na atualidade e os seus principais objetivos

Os certificados digitais já podem ser classificados como uma das principais ferramentas e possibilidades que visam a segurança, acessibilidade e praticidade que existem no mercado atual, contudo, por ainda estar em crescimento, ainda podem ser encontradas muitas dúvidas em relação aos tipos de certificados e seus objetivos.

Estas dúvidas tendem a prejudicar diretamente a evolução e desenvolvimento do mercado em si, já que as empresas só conseguem se desenvolver e crescer com segurança e efetividade quando assumem uma maior preocupação com a sua segurança e privacidade, e dentre os principais investimentos nestes pontos, com certeza os certificados digitais podem ser citados.

Esse ponto só piora quando levamos em consideração as empresas de grande porte que já são populares no mercado, já que não encontramos nenhuma que não faz uso de distintos tipos de certificados, comprovando ainda mais a sua importância e eficiência. Pensando neste problema que faz parte da realidade da grande maioria das novas empresas, nós da equipe Falavinha Next decidimos separar e disponibilizar todas as informações que se referem a estes certificados no artigo a seguir, portanto, tente prestar o máximo de atenção possível.

Do que se trata os certificados digitais?

Antes de partirmos para tópicos mais avançados e aprofundados no assunto, é fundamental comentarmos um pouco sobre o básico, para assim, auxiliar os novos empresários a criarem uma base sólida de conhecimentos em relação aos certificados digitais.

De maneira geral, estes certificados podem ser definidos como arquivos eletrônicos, os quais possuem o objetivo de proteger determinados documentos, já que a sua visualização só é liberada quando a identificação do usuário é realizada, algo que pode ser feito através de assinaturas, as quais devem ser registradas durante a criação do certificado.

A evolução da tecnologia e da internet foi um ponto extremamente positivo para o mercado em si, já que diversas possibilidades foram criadas, entretanto, não podemos ignorar o fato de que este crescimento também possibilitou o desenvolvimento de maiores riscos em determinadas situações, principalmente quando nos referimos às empresas.

Um exemplo destes perigos, é a invasão de privacidade e ataques cibernéticos que buscam roubar informações e dados das empresas, algo que pode ser fatal dependendo da situação. Para contornar tais problemas, a tecnologia também possibilitou o desenvolvimento de ferramentas de segurança e privacidade, como os distintos tipos de certificados.

Mas quais são as vantagens de utilizar estes certificados?

Pode-se dizer que a utilização dos distintos tipos de certificados acaba proporcionando uma grande variedade e diversidade de vantagens para a empresa em si, além de, claro, a segurança, a qual já foi citada mais acima. Para lhe ajudar a entender e conhecer estes certificados, resolvemos separar suas principais vantagens, que são:

  • Maior praticidade e facilidade enviar e receber informações e documentos;
  • Menores custos para enviar e receber informações sobre processos;
  • Redução da possibilidade de fraudes e furtos cibernéticos;
  • Modernidade, já que se trata de uma tecnologia de altíssimo nível;
  • Acessibilidade e mobilidade, pois estes certificados podem ser enviados e recebidos de todos os cantos do mundo.
Conheça os tipos de certificados mais utilizados da atualidade!

Contudo, agora finalmente chegou o momento em que você conseguirá conhecer os principais tipos de certificados que estão sendo utilizados na atualidade, para assim, avaliar quais são as melhores opções para você, a sua empresa e os seus objetivos.

Tipo A

Considerado como o tipo de certificado digital mais utilizado na atualidade, pode-se dizer que seu principal objetivo é aumentar a segurança de todos e qualquer tipo de documento ou arquivo, já que os seus assinantes e leitores deverão ser identificados para acessarem o seu conteúdo.

Tipo S

Por outro lado, o tipo S também é considerado extremamente popular na atualidade, pois o seu objetivo se resume a realizar transações de forma sigilosa, criptografando dados de determinados documentos e possibilitando o seu envio de forma completamente segura.

Tipo T

Também conhecido como Carimbo de Tempo, o certificado do tipo T possui o objetivo de marcar e guardar a data e hora que o documento foi criado e acessado.

Outros

Por fim, mas não menos importante, também vale dizer que existem os tipos de certificados que buscam auxiliar as pessoas físicas e jurídicas em específico, visando informações ao invés de documentos, sendo elas: e-CPF, e-CNPJ e NF-e.