Lacta voltará a produzir bombom?

Home 9 Assessoria Tributária 9 Lacta voltará a produzir bombom?

Reforma tributária deve impactar classificação de alimentos e “wafer” Sonho de Valsa pode voltar a ser bombom. Mesma coisa pode acontecer com Mcdonald’s e outras empresas que mudaram a classificação fiscal dos produtos para reduzir a carga tributária.

Falavinha Contabilidade – A reclassificação de itens e alimentos é uma medida fiscal legal que as empresas têm utilizado para conseguir reduzir a carga tributária paga no país.

Assim, gigantes da indústria alimentícia têm utilizado essa alteração na nomenclatura para conseguir reduzir ou até eliminar certos impostos.

Sonho de Valsa deixou de ser bombom e se tornou wafer – anteriormente, pagava  3,25% de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e, ao transformá-lo em um wafer, a multinacional americana não precisa mais pagar o IPI.

O gigante McDonald’s também deixou de chamar seus sorvetes de sorvetes e passou a chamar a categoria de “sobremesas”, permitindo, assim, uma redução considerável nos impostos.

Acontecimento similar se deu com o produto tradicional vendido para famílias brasileiras, o Leite de Rosas – vendido como desodorante corporal pagava apenas 7% de impostos, mas houve a discussão de ser uma loção embelezadora, o que subiria os tributos para 22%.

Com a reforma tributária, isso tudo pode voltar a ser como era. Isso porque a proposta da reforma é a simplificação tributária, assim, com a criação do Imposto sobre Valor Agregado dual (IVA), que deve ter três alíquotas (uma no valor total, uma com desconto de 30% e outra com desconto de 60%), as discussões sobre classificação tributária devem diminuir porque haverá menos possibilidades de interpretações divergentes da legislação.

Ainda haverá espaço para a reclassificação fiscal, principalmente para os itens que forem incluídos na cesta básica e que terão redução tributária e também para os produtos considerados dentro do Imposto Seletivo (IS) – também chamado de Imposto do Pecado – que terão cargas ainda mais altas.

Autor(a): Izabella Miranda
Fonte: Contábeis
Link: https://www.contabeis.com.br/noticias/62419/reforma-tributaria-pode-mudar-classificacao-fiscal-dos-produtos/

Confira nossas Redes Sociais:
Instagram
Facebook
Youtube
Linkedin
Twitter

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 82 = 88