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3 situações para usar o centro de custos no seu negócio

Quando falamos sobre “Centro de custos” você sabe do que se trata? Esse indicador é, basicamente, informações sobre algo específico dentro da sua empresa. Essas informações servem para identificar o que está trazendo maior, menor ou prejuízo ao caixa da sua empresa.

Através dessa análise você pode identificar dados valiosos para o processo de tomada de decisão da sua empresa. Como por exemplo, em pesquisas realizadas por meio de chamadas telefônicas.

Como o centro de custos pode auxiliar minha empresa:

Esse processo pode ajudar você a solucionar problemas como:

  • Otimização da busca de dados a serem analisados sobre sua empresa;
  • Dúvidas relacionadas a precificação de produtos;
  • Coleta de informações específicas e confiáveis;
  • Identificação da rentabilidade de um produto/projeto.

Para que a análise tenha efeito positivo, é necessário encontrar o cenário da sua empresa anteriormente.

Separamos algumas questões a serem respondidas para nortear o seu caminho, veja:

1# Sua empresa conta com projetos/cursos temporários?

Caso sua empresa trabalhe dessa forma é mais fácil você mensurar por projeto. Para definir um projeto, podemos usar algo com um período predestinado, ou seja, começo, meio e fim.

Neste centro de custo é avaliado a viabilidade do projeto, analisando a precificação, tempo necessário e as despesas relacionadas a operação e a partir disso é feito uma comparação com outros projetos.

2# Sua empresa possui diferentes tipos de produtos ou filiais?

Se sua empresa se enquadra nesse tópico, o indicador mais recomendado é o por unidade. Nesse modo há dois objetivos específicos, a comparação e a viabilidade.

Por exemplo, sua empresa possui cinco modelos de produto, através desse apontamento você pode identificar qual gera mais lucro para o seu negócio.

3# Sua empresa trabalha com mensalidade ou contratos contínuos com clientes?

Se sua empresa é adepta a esse método mensurar por clientes é mais apropriado para o seu negócio. Nesse modo é realizado uma classificação por cliente específico, onde você identifica qual cliente gera mais lucro para empresa.

Um tipo de negócio que pode ser um exemplo de utilização é o serviço de contabilidade. Um escritório de contábil tem gastos com cópias e outros custos relacionados a parte operacional.

Digamos que você tem o cliente A e o cliente B, o cliente A consome mais a cópias e outros materiais que o cliente B, porém, paga a mesma mensalidade, tornando o cliente A um cliente pouco rentável.

Para interpretar esse indicador você precisa: comparar, verificar a viabilidade e a rentabilidade, mas também, pode ser feito com um objetivo mais específico. Esse método é fundamental e pode te ajudar a aumentar seus resultados.

Contar com uma contabilidade especializada no seu nicho de mercado também é essencial para realizar esse processo. O Grupo Falavinha Next tem uma equipe que está pronta para te atender da melhor forma possível, vamos conversar?

 

Fonte: Gestão

Link: https://gestaocont.com.br/3-situacoes-para-usar-o-centro-de-custos-no-seu-negocio/