Categorias
Planejamento

5 Ações importantes que sua contabilidade deve tomar nessa Pandemia

1º Prestar orientações técnicas

contabilidade da sua empresa tem que estar atento às medidas que o governo tem lançado, acompanhar todas essas mudanças, os incentivos que têm sido dados, como as instituições financeiras têm agido, os bancos que estão com as melhores carências, os que não adotaram a prática. A sua empresa precisa receber isso detalhado, de maneira didática.

2º Questões trabalhistas

folha de pagamento é algo que demanda trabalho, pois tem muitos empresários que vão precisar definir se vão dar  férias, se vão demitir funcionários, se vão afastar colaboradores, se vão reduzir salários. No aspecto trabalhista ele precisa ser orientado de como lidar em relação a redução da carga horária de trabalho. Se é possível ou não retirar pagamento de vale transporte e vale alimentação com a redução da carga horária trabalhada. Também sobre o que é necessário fazer para poder funcionar em home office ou não.

3º Questões Tributárias

No campo tributário, existe uma ação prioritária: repense o planejamento tributário de sua empresa, considerando previsão de queda de faturamento.  Cada empresa tem sua peculiaridade e sua contabilidade precisa prestar todo esse suporte.

Há várias empresas que poderiam estar restituindoPIS e Cofins monofásico. A Falavinha pode fazer essa pré-análise para sua empresa gratuitamente.

4º Suporte na gestão financeira

Os donos de pequenos negócios no Brasil não dominam seus números. E em momentos como esses, de crise, de desespero, quem não domina seus números está sujeito a cometer mais erros. Erros graves, fatais. E a primeira coisa que você empresário irá fazer é sair cortando tudo, inclusive o seu serviço de consultoria, sem saber se isso é devido.

Quando na verdade o seu honorário, seu custo para a empresa é o único custo dentro da organização que pode ajudar a reduzir as outras despesas. Pois o contador pode ajudar com consultorias e orientações para otimizar os outros gastos.

5º BPO Financeiro

Uma tática desenvolvida neste período de crise, é a sua empresa ter o serviço de BPO financeiro.

Pois você empresário percebe que as informações que vai ter a partir disso são prioritárias para poder evitar uma quebra de negócios.

Todas as recomendações descritas podem ajudar com que a turbulência do coronavírus na vida das empresas e do país tenham impactos minimizados com a ação de consultoria prestada pelas contabilidades.

Por isso é importante a sua empresa ter todos esses serviços ao seu dispor em uma só contabilidade. A Assessoria Falavinha consta com todos esses serviços dessas Áreas. Assessoria Tributária para recuperação de PIS/COFIS e ICMS. BPO Financeiro e Consultoria de RH para questões trabalhistas. Suporte em Gestão Financeira temos a nossa área de Gestão empresarial. Isso tudo com especialistas de cada setor.