Categorias
Contabilidade

A importância do fluxo de caixa para pequenas e médias empresas

Você já deve ter se perguntado: – De onde surgiu essa conta?
Ou até mesmo sabia de sua existência, mas teve que investir um tempo em negociar com fornecedor ou calcular os juros.
Se hoje você não possui um controle de fluxo de caixa diário, na maioria das vezes, sua empresa pode estar passando por muitas dificuldades, por conta disto.

Já parou para calcular o impacto dos juros no seu negócio?

É para isso que existe a solução de Consultoria de Gestão Financeira da Falavinha Next, que vai organizar seus processos financeiros, com todas as ferramentas necessárias para gestão do seu departamento.
Hoje podemos citar uma das ferramentas que vai lhe ajudar no seu dia a dia.

O Processo inicial para um Fluxo de Caixa diário, parte de dois controles que são muitos eficientes para seu departamento:

Contas a receber

Seja em Excel ou Sistema, mas que seja eficiente, saber quanto temos a receber e em quais datas, envolve não somente o departamento financeiro, mas também nosso setor comercial (vendas), marketing e também o propósito do negócio.
A partir deste controle, podemos definir metas de vendas ou metas de cobrança a clientes, ou seja, tomar uma decisão para manter ou aumentar os objetivos da empresa.

Contas a pagar

Neste momento, não trazemos a importância de qual forma controlamos, mas sim a importância de saber organizar nossas finanças e nosso contas a pagar.
Tal controle, pode nos ajudar um dia a negociar com nossos fornecedores, aumentando nosso prazo médio de pagamento e assim nos ajudando a elevar nosso “Score”.

Além disso, o controle de contas a pagar é a ferramenta que vai nos ajudar a montar nosso DRE Gerencial (Demonstração do Resultado do Exercício), pois sua eficiência pode trazer diversas analises, como por exemplo, de categoria financeira (Agua, Luz, Aluguel, Mercadorias para Revenda), e assim ter capacidade de identificar o quanto evoluímos em diversos meses.

Agora que sabemos a importância dessas duas etapas no departamento financeiro, com as duas ferramentas integradas, podemos elaborar nosso fluxo de caixa diário, que sendo simples neste momento, mas organizado, é possível identificar semanalmente ou diariamente quanto temos a receber e quanto temos a pagar nos próximos dias.

E como a maioria das ferramentas, assim que iniciamos um controle temos o saldo inicial, que neste caso, deve ser levantado do início do dia ou final do dia anterior a partir das contas corrente dos bancos, de aplicações financeira a curto e longo prazo, do caixa ou fundo fixo, ou seja, de todas as contas que movimentam a empresa.

Sabendo disso, e controlando as contas a receber e pagar, a última etapa que nos ajuda e ter um controle eficiente, é realizar a conciliação de todas as contas corrente de forma diária (No primeiro horário) para desenvolver nosso fluxo de caixa.

Também não se esqueça, que para um fluxo de caixa inquestionável, temos que ter o controle dos dados previsto e realizado e principalmente tomar as melhores decisões (Investir em Aplicações, negociar com clientes e fornecedores), mas isso podemos apresentar em outro momento. Quer saber mais? Contate o responsável pela Área de Gestão da Falavinha Next: Nome, telefone e e-mail.

– Por Leonardo Monteiro, Gestor de Assessoria Empresarial da Falavinha Next.