A tecnologia tem avançado e dita as mudanças de comportamento do consumidor. E por isso que o conceito de transformação digital nas empresas e no mundo é tão falado atualmente. Deve ser uma preocupação constante entre as empresas que desejam se manter ativas nos próximos anos. O seu negócio está preparado?
O que é transformação digital?
A transformação digital é um conceito e uma estratégia que faz uso da tecnologia para maximizar a performance nos resultados do negócio. É um caminho sem volta, já que é um critério de competitividade nos tempos atuais.
Inclusive, também pode ser definida como uma mudança de comportamento empresarial, que envolve colaboradores (recursos humanos), novas soluções inteligentes e foco na experiência do consumidor. A tecnologia aplicada e a inovação – principalmente a disruptiva – dão o ritmo deste movimento, que ocorre em todo o mundo.
Apesar de ser um conceito fácil, na prática, muitos gestores e players envolvidos não conseguem atingir facilmente grandes estratégias. Desta forma, é preciso um esforço comum, maturação do negócio e principalmente, como já dito, uma mudança de mentalidade. Todos os processos devem ser abrangidos por soluções tecnológicas e novos paradigmas de gestão. Além disso, a transformação digital deve ser encarada como um processo contínuo.
Como surgiu a transformação digital?
Não é fácil de identificar a origem da transformação digital. Remonta do ano 2000, com a popularização da internet, massificação do uso do computador e tecnologias da informação – o que modificou também o comportamento do consumidor e os processos produtivos. Aliás, a globalização e os novos paradigmas em diferentes áreas que envolvem o mercado foram outros motivos que desencadearam a necessidade de mudanças digitais.
Por exemplo, a Contabilidade mudou muito nas últimas décadas. Se antes o processo era muito mais burocrático, inseguro e pautado pelo papel, hoje as práticas são mais ágeis, com protocolos de segurança muito maiores e integração de dados e informações entre contador, empresa e órgãos públicos. Ou seja, isso ocorreu em outros processos e áreas do conhecimento.
Como funciona a transformação digital?
A transformação digital prevê a aplicação de tecnologias nos processos produtivos e relacionamento com o mercado, sendo que estas aplicações estão cada vez mais inteligentes e integradas à realidade de pessoas e empresas, o que também gera dependência por estes meios.
Logo, é um movimento que abrange todos os mercados e pessoas ao redor do planeta, não tendo um fim previsto, já que é um processo contínuo. A forma como este conceito é aplicado à empresa pode determinar a sua performance e o seu potencial competitivo.
Por que a sua empresa deveria se preocupar com estratégias de transformação digital?
Em suma, o negócio deve ser repensado por completo considerando as soluções digitais e todas as áreas e processos da empresa. A tecnologia é usada para aumentar a eficiência de suas atividades e resultados. Estas são algumas vantagens que terá ao criar estratégias de transformação digital:
- Aumento da produtividade.
- Expansão da satisfação dos clientes, que podem interagir com o seu negócio a qualquer momento e em qualquer lugar.
- Otimização do relacionamento com o cliente.
- Clareza no desenvolvimento de produtos e serviços baseados nas necessidades do mercado.
- Processos mais ágeis, com menores riscos e mais enxutos.
- A transformação digital impulsiona a sua vantagem competitiva.
- Aumento também a eficiência do seu fluxo de trabalho, que pode ter atritos reduzidos com a automatização de processos.
- Simplifica os processos produtivos e a jornada de compra.
- Maior performance do negócio como um todo.
- Integra o negócio com áreas outsourcing, como é o caso do BPO Financeiro e da Contabilidade.
- Maior performance do trabalho de cada função.
- Maior capacidade de atingir novos clientes.
- Reduz custos de todos os tipos.
- Torna o seu negócio mais acessível, aumentando as suas vendas.
- Entre outros benefícios.
Como implementar a transformação digital?
Primeiramente, é importante compreender o movimento da transformação digital e as tendências deste fenômeno para os próximos anos, principalmente no segmento do seu negócio. Depois, é importante fazer um planejamento por período sobre como preparar, aplicar, desenvolver e dar continuidade à transformação dos processos e abordagens dentro da empresa de forma estratégica.
Outra dica é conhecer os pilares da transformação digital, pois isso permite especializar as ações. São eles:
- Cliente – a empresa deve ser centrada nos seus clientes, pois aumentam as chances de resultados digitais. Um exemplo disso são os conceitos de cliente omnishopper e cliente omnichannel.
- Competição – cada vez mais acirrada é a competição no mercado. É importante explorar as oportunidades e criá-las antes de seus concorrentes.
- Dados – é o calcanhar de Aquiles de muitas empresas brasileiras. A análise de dados e a análise preditiva podem revelar oportunidades e ameaças que de outra forma não seriam consideradas pelos gestores. Logo, invista em soluções para coleta, armazenamento e tratamento de dados em sua empresa o mais rápido que puder.
- Inovação – é a raiz da transformação digital. Entender o que é inovar e os diferentes tipos de inovação darão suporte para as estratégias em seu negócio.
- Valor – em que a sua empresa agrega ao mercado? Eis aí a oferta de valor que fará se destacar em um mercado tão acirrado.
- Diferenciação e treinamento – criar diferenciais próprios no cerne da empresa é uma grande estratégia de empresas que inovam e estão preparadas para a transformação digital. Assim, a educação e formação dos seus talentos deve ser contínua, bem como a aprendizagem colaborativa deve ser um pilar da cultura organizacional.
Fonte: OSP Contabilidade