Você está pronto para revolucionar sua empresa com o poder do Low-Code?

Home 9 Contabilidade 9 Você está pronto para revolucionar sua empresa com o poder do Low-Code?

 

No mundo empresarial acelerado de hoje, manter-se competitivo é um desafio constante.

A transformação digital emergiu como uma necessidade imperativa, e as plataformas low-code surgiram como uma solução poderosa para impulsionar o desenvolvimento ágil e eficiente de sistemas e aplicativos.

Crescimento do Mercado Low-Code

Em 2023, o mercado global de plataformas low-code foi avaliado em cerca de US$31,5 bilhões, com um impressionante crescimento anual de 28,1%. Esse aumento pode ser atribuído tanto à demanda por desenvolvimento rápido de aplicações quanto à escassez de programadores. No entanto, é a combinação desses fatores que destaca o low-code como um diferencial competitivo.

Flexibilidade e Adaptabilidade

O avanço do mercado de low-code está ligado à capacidade dessas plataformas de modificar operações empresariais e se ajustar rapidamente às mudanças do mercado. A flexibilidade do low-code permite que as empresas adaptem seus processos, integrem novas tecnologias e atendam às exigências do mercado com agilidade.

Casos de Sucesso Empresarial

Empresas renomadas já estão colhendo os frutos do low-code. Uma das principais empresas de energia do mundo criou um Centro de Excelência em Low-Code, acelerando o desenvolvimento de aplicativos em até 90%. Grandes bancos também estão se transformando digitalmente, desenvolvendo soluções inovadoras que transformaram seu gerenciamento de negócios, com 70% dos sistemas core sendo substituídos e mais de 90% dos parceiros adotando onboarding digital.

Nos Estados Unidos, uma das maiores empresas de seguro saúde desenvolveu um portal em oito semanas que permitiu a milhares de agentes de vendas acessarem informações personalizadas. Tal ação resultou em milhares de sessões na primeira hora de lançamento.

Uma conhecida fabricante de automóveis também vem usando low-code para migrar sistemas legados e melhorar a produtividade de desenvolvimento. Nos últimos dez anos, houve uma redução de 30% na jornada de trabalho dos profissionais de tecnologia da companhia, que já entregaram dezenas de projetos feitos por várias empresas do grupo, que utilizam plataformas low-code.

Benefícios Práticos

Os casos acima evidenciam mudanças singulares em seus negócios, entretanto, é possível notar benefícios em comum após a utilização de plataformas low-code. A Governança é uma delas. Com ambientes centralizados de informações, as aplicações são desenvolvidas, monitoradas e gerenciadas em um único lugar, facilitando controle e transparência. Além disso, com a integração de ferramentas garante-se conformidade com regulamentações e normas internas.

Também, não podemos deixar de falar de banco de dados, o coração de muitos negócios. A partir de uma integração consolidada de informação em poucas ou em uma única interface, a melhora da qualidade e acessibilidade dos dados é significativa. Sem contar, a facilitação de coleta, análise e visualização de dados em tempo real, contribuindo para a tomada de decisão rápida e qualificada.

A redução do tempo de desenvolvimento, sem dúvida, é outro grande benefício. Componentes reutilizáveis, interfaces visuais e automação de processos permitem entregas robustas em um intervalo de tempo menor. As interações ágeis e ajustes facilitados fazem com que negócios respondam rapidamente às mudanças.

Tendências e Oportunidades

Até 2024, espera-se que a maioria das grandes empresas use pelo menos quatro ferramentas de desenvolvimento low-code. Mercados como Ásia e América Latina chamam atenção para o crescimento significativo na utilização de plataformas low-code, devido ao aumento do investimento em digitalização e transformação digital nesses mercados.

Além disso, a combinação de ferramentas low-code e high-code está se tornando uma prática comum, permitindo que as empresas aproveitem o melhor dos dois mundos: rapidez e flexibilidade. O foco segue sendo a experiência do usuário, mas agora, outras equipes de negócio passam a ter a possibilidade de desenvolver soluções intuitivas.

O low-code permite uma abordagem híbrida onde a rapidez e simplicidade se unem à profundidade e customização do high-code. Isso resulta em soluções mais robustas e adaptáveis, capazes de atender às necessidades específicas de diferentes áreas de negócio. Essa integração fortalece a capacidade das empresas de inovar e se diferenciar no mercado, oferecendo produtos e serviços mais alinhados às expectativas dos clientes e às demandas do setor.

E não podemos deixar de citar, a melhoria exponencial da integração de Inteligência Artificial e Machine Learning com as plataformas low-code, melhorando significativamente a capacidade de personalização e automação de processos, assim como a integração facilitada de sistemas existentes e APIs.

Quer saber como o Low-Code pode transformar sua empresa? Entre em contato para descobrir mais!

Confira nossas Redes Sociais:
Instagram
Facebook
Youtube
Linkedin

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

39 + = 49