Categorias
Contabilidade

A sua transportadora tem dinheiro a recuperar

Que os caminhões geram gastos excessivos para as Transportadoras, isso todo mundo já sabe.

Agora, que esses gastos podem ser revertidos em Créditos Tributários, isso você sabia?

Na Legislação Brasileira, os Insumos para realização da Atividade Empresarial, em geral são passiveis de Tomada de Crédito Tributários.Para as Transportadoras, os Insumos da Atividade são todas as despesas relacionadas ao caminhão, seja ela na forma de despesa do dia-a-dia ou na Manutenção.

Os Créditos quando aproveitados da maneira correta faz com que diminua a Carga Tributária e sobre mais dinheiro no Caixa da Empresa.

O mais importante é que, Créditos não utilizados no passado não são perdidos, podem ser utilizados no Futuro.

O que poderia ser considerado insumo para uma transportadora? Entende-se que insumo é tudo aquilo que o transportador utiliza para viabilizar a prestação do seu serviço.

Abaixo os seguintes itens:

  • Combustível;
  • Lubrificantes;
  • Pneus e câmaras de ar;
  • Fluidos e aditivos;
  • Lonas;
  • Filtros de ar;

Próprio caminhão e outros implementos rodoviários destinados ao ativo imobilizado, poderá ser apropriado seriam considerados insumos aptos a gerar crédito;

A possibilidade de creditar-se de alguns insumos depende do estado que sua empresa se situa, sendo que cada legislação e administração estadual permite a apuração do crédito de determinados insumos e outros não.

Alguns estados brasileiros só permitem o crédito relativo às aquisições de combustíveis, como é o caso dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Outros permitem o crédito do ICMS relativo a algumas peças e partes, mas não de todos os insumos.

Se sua empresa situa em Santa Catarina por exemplo, Caminhão e outros implementos rodoviários destinados o ativo imobilizado, poderá ser apropriado o crédito em 1/12 avos por mês, conforme determina o Art. 267, Anexo VI do ICMS/SC.

Consulte-nos e veja como podemos reduzir o seu Custo Tributário, fazemos essa análise gratuitamente!