Cálculo PJ x CLT: Entenda PJ, veja as suas diferenças com o CLT e aprenda a fazer o cálculo!

Home 9 Contabilidade 9 Cálculo PJ x CLT: Entenda PJ, veja as suas diferenças com o CLT e aprenda a fazer o cálculo!


Diversos assuntos ganharam grande visibilidade e popularidade nos últimos anos dentro do Brasil, e dentre eles, podemos citar sobre o
cálculo PJ x CLT, já que a cada dia que passa, mais e mais pessoas conhecem os benefícios de trabalhar como PJ, e consequentemente criam certas dúvidas sobre os tópicos que não são muito citados, como o cálculo do seu salário.

Pensando neste problema, nós do Grupo Falavinha Next resolvemos separar e disponibilizar todas as informações referentes ao cálculo PJ x CLT no artigo a seguir, portanto, se atente ao máximo no mesmo.

Mas afinal, o que significa PJ?

Antes de tudo, devemos falar sobre como funciona a remuneração PJ, para assim, podermos nos aprofundar um pouco mais no tema, deixando para trás toda a possibilidade de você desenvolver alguma dúvida conforme o decorrer do artigo.

Em situações em que o indivíduo se trata de um autônomo, e assim, presta serviços para uma determinada empresa utilizando do seu título de Pessoa Jurídica, é extremamente importante especificar no contrato de trabalho a remuneração PJ integral que será recebida.

Diferentemente do salário CLT, o indivíduo recebe toda a sua remuneração, já que tributos como o Imposto de Renda e o INSS não são cobrados ou recolhidos pela empresa durante o pagamento. Entretanto, o autônomo passa a ter a obrigação de pagar os impostos e todas as demais obrigações de um PJ, como por exemplo:

  • Para a aposentadoria, o INSS;
  • O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços ou o Imposto sobre serviços; 
  • A Declaração do IRPJ;
  • Entre outros. 

Vale dizer que outra obrigação que o autônomo passa a ter quando se submete a prestar serviço para empresas e receber o seu trabalho como PJ, é em relação ao seu recibo de pagamento, já que a empresa deixa de ter essa responsabilidade, deixando-a toda para o próprio indivíduo que nesse caso fará a emissão de nota pelos serviços prestados. 

Quais as diferenças na hora de contratar um PJ e um CLT?

Antes de podermos partir para o tópico em que focaremos somente no cálculo PJ x CLT, é fundamental que expliquemos todos os principais pontos, características e diferenças destes dois salários, principalmente em relação ao seu contrato.

Contrato CLT

Quando citamos as pessoas que trabalham como CLT, estamos nos referindo a todos aqueles que possuem um vínculo de trabalho formalizado com determinada empresa através de um contrato (carteira assinada), o qual é devidamente defendido pela Consolidação das Leis Trabalhistas.

Por conta disso, o indivíduo passa a contar e usufruir de inúmeras vantagens, benefícios e direitos, os quais são defendidos pelas próprias leis trabalhistas. Alguns destes benefícios são: 13° salário, férias, licença-maternidade/paternidade, entre outras. 

Entretanto, nem tudo são flores, já que o trabalho e a relação que o empregado possui com o empregador se torna um pouco quanto rígida, determinando direitos e limites em tais relações.

Contrato PJ

Por outro lado, os indivíduos que optam por trabalhar como PJ acabam usufruindo da vantagem de terem uma maior flexibilidade com o contrato em si, já que o mesmo não é tão rigoroso quanto o contrato de um CLT, portanto, pode ser fechado no momento em que o prestador de serviço desejar. Vale dizer que nestes casos, é importante discutir e determinar diversos pontos antes de fechar o contrato (como o valor da remuneração, tempo de atuação, modelo de trabalho, entre outros), para que assim, ninguém saia prejudicado.

Cálculo PJ x CLT: Como fazer?

Pode-se dizer que o cálculo de uma remuneração PJ é algo extremamente complexo de ser realizado, diferentemente de um salário CLT, e por conta disso, não é qualquer pessoa que consegue separar todos os dados e realizar por conta própria tal cálculo. Na grande maioria das vezes, é utilizado ferramentas externas que já possuem uma calculadora integrada em seu próprio sistema, a qual realiza automaticamente o cálculo PJ x CLT de acordo com os dados informados.

Em outros casos, é contratado um profissional ou uma empresa de contabilidade, como o próprio Grupo Falavinha Next, a qual ficará responsável por realizar o cálculo PJ x CLT, sendo a alternativa mais segura caso você realmente deseje obter um resultado eficiente e que condiz com a realidade.