Categorias
Contabilidade Planejamento Regime Tributário

Você sabia que em média 1/3 do faturamento das empresas são destinados ao pagamento de tributos?

Planejamento Tributário consiste em uma forma legal de reduzir a carga fiscal de uma empresa, são ações legais que diminuem o valor dos tributos devidos, as empresas quando não obrigadas a adotar um regime específico podem escolher como melhor lhe convém, se enquadrar no Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Em um mercado cada vez mais competitivo, a maior parte das micro e pequenas empresas, tem a intenção de melhorar sua competitividade, deve procurar benefícios e a diminuição de tributos.

Legalmente, existe a possibilidade de se realizar o Planejamento Tributário que é um conjunto de atos e sistemas legais, que visa reduzir a incidência dos tributos, onde o contribuinte pode estruturar seu negócio de forma menos onerosa, procurando a diminuição dos custos e, principalmente, dos impostos.

Para um bom Planejamento Tributário, algumas decisões devem ser tomadas, por isso os dados precisam ser apurados, tendo aspectos como: As atividades da empresa, os produtos que ela vende, o seu faturamento, número de funcionários, a lucratividade e a sua estrutura.

Dessa maneira, é com o planejamento tributário que a organização conseguirá perceber essas ações e poderá fornecer subsídios para a melhor tomada de decisão, que realmente produza efeitos satisfatórios que gerem economia tributária e redução de custos com os tributos.